Saiba o que é Comportamento Assertivo – Para a Melhora de Seus Relacionamentos

 

“Entre as pessoas, como entre as nações, o respeito ao direito de cada um assegura a paz!”   Benito Juarez 

                                                                                                                                                                                        

O homem, na nossa cultura, tem sido ensinado, condicionado a viver com medo, vergonha e culpa. As relações entre GetAttachmentpais e filhos, professor e aluno, patrão e empregado, sacerdote e fiéis, políticos e povo têm levado o homem a olhar com ansiedade e insegurança para a figura opressiva da autoridade, a fim de receber instruções “arbitrárias” de como deve se comportar. Aprender a ser assertivo é corrigir os efeitos de uma educação opressiva e auto desvalorizante. A asserção é um antídoto contra o sentimento de insignificância e de frustração pessoal. Este padrão de comportamento é socialmente adequado, e envolveria a expressão honesta, direta e espontânea de pensamentos e sentimentos, e que quando uma pessoa estivesse se comportando assertivamente, estaria sempre levando em consideração os sentimentos dos outros sem se deixar manipular por tais sentimentos.

“ O comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, a se auto afirmar sem ansiedade, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios, é denominado de comportamento assertivo. A pessoa não-assertiva tende a pensar na resposta apropriada depois que a oportunidade passou. A pessoa agressiva pode responder com hostilidade causando um forte mal estar e mais tarde arrepender-se disso.” (Alberti e Emmons, 1978).

As pessoas situacionalmente não assertivas ou situacionalmente agressivas, geralmente são capazes de se auto-educarem, isto é, conseguir sozinhos exercitar a asserção. Para os geralmente não assertivos e geralmente agressivos é necessário a assistência de um terapeuta. Desenvolver a assertividade leva algum tempo, pois necessita de treino, e de muita prática, levando-se em conta alguns componentes relevantes como:

* Olhar nos olhos: olhar nos olhos da pessoa com quem se fala, além de mostrar que o que se fala é dirigida a ela, dá a firme impressão de sinceridade sobre o que se diz.

* Postura do corpo: o valor da comunicação será aumentado ao se olhar de frente para a pessoa, mantendo uma postura firme e apropriada, quer estando de pé ou assentado, mantendo a cabeça sempre ereta e um distanciamento adequado.

* Gestos: a gesticulação deve ser adequada, dando ênfase ao que se fala. Se for em exagero terá efeito contrário e ficará fora do propósito da relação.

* Expressão facial: a expressão facial deve ser coerente com a mensagem e a postura assertiva. Expressão de descontentamento com sorriso não é convincente.

* Tom de voz, inflexão e volume: a comunicação deve ser feita num tom coloquial e bem modulado. Falar com clareza e elegância, sem atropelos. Cuidar para n ao gritar ou falar alto, o que provocaria a ansiedade e resistência na outra pessoa, nem falar baixo de maneira a não deixar clara a sua comunicação.

GetAttachment21* Escolher a hora apropriada: a espontaneidade deve ser fundamental para uma expressão assertiva, uma vez que a hesitação tiraria muito do seu efeito. É necessário, no entanto, que o que deve ser dito não seja feito sem critérios, isto é, em qualquer lugar e perto de qualquer pessoa, pois isto poderia gerar uma atitude defensiva por parte do interlocutor. A privacidade, às vezes, é muito importante e o resultado será melhor.

* Conteúdo: embora possa ser importante o que se diz, na comunicação assertiva, é mais importante que se saiba expressar os sentimentos de forma simples, honesta e espontânea. Muitos ficam frustrados por não saber o que dizer, quando na verdade é apenas uma questão de comunicar, se for o caso, que não se está contente ou mesmo aborrecido com determinada atitude da pessoa. Ao invés de se dizer “você é um idiota por ter falado assim comigo perto das pessoas”, podemos comunicar que não estamos contentes com ela. “Não gostei do que você acabou de fazer”.

O comportamento assertivo também está embasado nas leis dos Direitos Fundamentais em que a Assembléia Geral proclama, como por exemplo nos 2 artigos:

* Artigo 3 – Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

* Artigo 19 – Todo homem tem liberdade de opinião e expressão, direito esse, que inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por qualquer meios e independentemente de fronteiras.

Dos direitos assertivos – Você tem o direito de :

* Julgar seu próprio comportamento, pensamentos e emoções, e assumir a responsabilidade sobre os mesmos.

* Não apresentar razões ou desculpas para justificar seu comportamento.

* De mudar de idéia.

* De cometer erros – e ser responsável por eles.

* De dizer: “Não sei”.

* Lidar assertivamente com as pessoas, independente da boa vontade que elas possam ter em relação a você.

* De dizer “Não compreendo”.

* De dizer “Não me importo”.

* De ser ilógico ao tomar decisões.

* De julgar se é responsável pela solução dos problemas de outras pessoas.

Lembre-se : Ter saúde portanto, é praticar exercícios físicos, alimentar-se adequadamente e ser assertivo! Porque isso diminui, de forma significativa, os sintomas de ansiedade e seus distúrbios. Ser saudável é muito próximo de ser FELIZ!GetAttachment22

Para maiores informações sobre este assunto entre em contato ou solicite o livro de apoio Comportamento Assertivo,
elaborado com objetividade, clareza e informações necessárias para se tornar uma pessoa assertiva.

Ana Luísa Rosnel – Psicóloga dos Distúrbios de Ansiedade (18-9791 4570) 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s