Porque devo fazer uma avaliação física?

Antes de se avaliar a importância de realizar uma avaliação física, é necessário saber do que se trata. A avaliação física traduz-se basicamente em uma coleta de dados sobre a pessoa: é um exame que comporta medições (checagem de peso, porcentagem de gordura corporal, medidas de circunferências de partes do corpo, entre outros) e testes variados (capacidades aeróbica e anaeróbica, avaliação neuromotora e postural, força e vigor, flexibilidade, e assim por diante).

BALANÇA

Avaliação física não dispensa atestado médico

O ingresso em uma atividade de impacto ósseo e muscular, um esporte ou outro tipo de treinamento corporal demanda uma avaliação física. Ela deve ser feita por um profissional de Educação Física, que é aquele profissional apto para desenvolvê-la e verificar as condições gerais da pessoa que se propõe a realizar os exercícios físicos. Entretanto, principalmente antes de se começar uma atividade física ou esportiva, também é importante que a pessoa solicite um atestado médico a um clínico geral. Através desse documento, o profissional médico dará o seu parecer para que a pessoa fique liberada para o treinamento e para a prática de atividades esportivas. Desse modo, o atestado é de total responsabilidade do médico, onde deve descrever eventuais patologias ou riscos à saúde que o exercício físico poderia trazer ao paciente.

Conhecer para personalizar

Então, agora que já se conhece um pouco sobre a avaliação física, por que é importante fazê-la? Porque é com base nas indicações e resultados da avaliação física que será preparado um programa de exercícios com foco mais preciso no indivíduo, ou seja, um plano de atividades físicas personalizado. Com base no perfil físico-corporal e nas características pessoais daquele que foi avaliado, é possível se alcançar um esquema mais bem definido dos limites e das potencialidades do esportista.

Como funciona

A primeira parte da avaliação física é a realização de uma entrevista inicial, chamada de anamnese, quando a pessoa avaliada vai contar ao avaliador seu histórico familiar e pessoal de saúde, bem como seus hábitos e o contato com a prática de exercícios físicos. Só a partir de então, começam a ser feitas as medições corporais, os testes antropométricos, as avaliações de postura, os testes de esforço e outros que se fizerem necessários.

Medir o progresso para gerar incentivo

Mas a ferramenta em questão não é algo para ser usado apenas antes do ingresso em um treinamento físico: ela é importante também para se avaliar a evolução do grupo de exercícios. Por isso, é bastante aconselhável que avaliações sejam refeitas regularmente, a cada três ou quatro meses, para que o professor de Educação Física possa comparar os resultados e medir a performance do esportista. A coleta sequencial de dados dará mais segurança e eficiência ao programa de atividades físicas personalizado, além de trazer mais satisfação e confiança para a pessoa que está se exercitando. As reavaliações periódicas poderão proporcionar novas metas de treinamento ou identificar a certeza pela manutenção do programa de exercícios. Elas também poderão ajudar na observação de falhas ocasionais no programa de treinamento inicialmente efetuado, a fim de redirecioná-lo e otimizar os resultados que o avaliado, com o acompanhamento sempre prudente do professor ou instrutor de Educação Física, pretende alcançar.

Este artigo foi produzido pela equipe da Limiar2, uma empresa que atua com consultoria e prestação de serviços de avaliação física, ajudando academias e profissionais a levar sua performance a um novo patamar! Confira mais artigos no blog da Limiar2.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s